PL aprovado em Salvador obriga instalação de câmeras para medir temperatura e portais de desinfecção em pontos estratégicos



Foi aprovado na terça-feira, 5 de maio, um projeto de lei que obriga a instalação de câmeras para medir a temperatura das pessoas e portais de desinfecção em pontos estratégicos da capital baiana. 

O projeto, autorizado pela Câmara Municipal de Salvador (CMS), é de autoria do presidente da casa, vereador Geraldo Junior (MDB).

A proposta tem o objetivo de detectar e prevenir a possibilidade de disseminação do novo coronavírus, que já fez 211 vítimas no Estado da Bahia (dados de 12/5). Os equipamentos devem ser instalados nas entradas dos órgãos públicos da Administração Direta e Indireta municipal, bem como em todas as instituições bancárias, escolas municipais, hospitais municipais, clínicas, postos de saúde e locais públicos e privados de grande e médio fluxo.

Como funciona na prática

A Hikvision é uma das empresas com soluções de camêras térmicas. Os equipamentos da marca já foram testados em Brasília (DF), que possui legislação semelhante à aprovada em Salvador (BA). 

As soluções fixas conseguem fazer a medição de temperatura de até 30 pessoas ao mesmo tempo [dentro do frame], o que é ideal para espaços de alta circulação. Nos equipamentos portáteis, em menos de 1 segundo, ainda que a pessoa esteja usando máscara, o resultado de temperatura e de reconhecimento facial é gerado.
 

Para Aurélio Pires Junior, Diretor Regional do Grupo Mahvla – Representante Hikvision Norte e Nordeste, uma das grandes vantagens é a medição feita a distância. "Seguimos o distanciamento regulamentado pela OMS, então ele é feito a partir de 1,5 m até 7m. A margem é de 0.3 ºC para menos ou para mais, o que está dentro dos padrões internacionais. É uma tecnologia que já é utilizada em vários países, na Espanha, Itália. Fora da China foram os primeiros países a utilizar essa tecnologia". 


Outra empresa atenta a novidade é a Digifort. A líder nacional em software VMS (Video Management System) já anunciou a integração de dispositivos térmicos da Hikvision em sua plataforma. O sistema não somente grava e gerencia as imagens das camêras térmicas, como também pode gerar alarmes e pop ups para o operador quando for identificada uma pessoa com temperatura acima do que foi estipulado como normal.

É importante ressaltar que medição de temperatura tem a utilidade de fazer triagem. Não se diagnostica o coronavírus apenas com uma leitura de calor. Leia a revista

Carregando...