Líderes confirmam: falta de mão de obra especializada ainda é um grande problema nas contratações de TI



A falta de mão de obra especializada foi um dos principais desafios para os líderes de TI corporativa no Brasil em 2019, segundo 45% dos entrevistados pela pesquisa IT Snapshot 2019, realizada pela Logicalis. Ao procurar profissionais no mercado durante o ano, para 56% dos executivos, a habilidade mais difícil de encontrar foi a capacidade de mapear processos de negócios e sugerir mudanças.

Em sua sexta edição, o estudo Brasil IT Snapshot contou com a participação de 143 executivos, líderes da área de tecnologia da informação de empresas brasileiras - em sua maioria (71%), de grande porte. Destaca-se este ano a representatividade de empresas com faturamento acima de R$ 1 bilhão, que somam 33% dos respondentes.

PRIORIDADES EM TI

Do ponto de vista de TI, as prioridades dos entrevistados não surpreendem e repetem os resultados do ano passado. Em primeiro lugar, com 45% das respostas, aparece a segurança da informação, seguida de perto pelos projetos de big data e Analytics, apontados por 41%.

A terceira posição, por sua vez, traz uma novidade. Com as legislações sobre proteção de dados pessoais - a europeia GDPR (General Data Protection Regulation) e a brasileira LGPD (Lei Geral de Protec¸a~o de Dados), posicionadas entre os assuntos mais quentes do momento, a preocupac¸a~o com governança e compliance passou da oitava para a terceira posição entre as prioridades dos CIOs, crescendo 13 pontos porcentuais.

Conheça outros apontamentos da pesquisa:

• 42% dos executivos entrevistados já´ executaram totalmente ou parcialmente seus planos de migração para a nuvem

• 45% dos entrevistados creem que a cultura corporativa ainda e´ o ponto mais crítico das iniciativas de cloud

• 38% das empresas ainda não possuem um plano integrado de segurança

• Apenas 24% das empresas possuem um orçamento dedicado para iniciativas relacionadas a privacidade e proteção de dados

Leia a revista
Redação, 28.ABRIL.2020 | Postado em Pesquisa

Carregando...