TECON SALVADOR avança em Segurança com atuação da AXIS



Mais de 600 metros de cais. Mais de 118 mil m² de área para contêineres, preenchida por 212 mil unidades por ano. A movimentação do Terminal de Contêineres de Salvador (Tecon) é uma das grandes responsáveis pela força da Bahia no âmbito do comércio exterior.
É preciso estar atento com a movimentação incessante, uma vez que o terminal opera 24h por dia, sem interrupções. Os desafios para a eficiência e performance são diários. Ainda em termos de segurança, nota-se a importância de observar se os funcionários estão manipulando os equipamentos certos e levando-os ao destino correto. Como, então, monitorar um espaço tão grande e de forma eficiente e em tempo real?

A tecnologia de ponta oferecida pela Axis resultou em um sistema  completo, confiável e totalmente integrado para o Tecon. Câmeras de altíssima capacidade, aliadas à detecção e processamento de imagens, foram a solução para encontrar segurança sem investimentos muito altos em infraestrutura. O custo-benefício foi o destaque do negócio.

A RECEITA DO SUCESSO

O projeto que atendeu ao Terminal de Contêineres de Salvador foi concebido pela Ampla Integração. Foi preservado o parque de câmeras existentes e foram contemplados novos equipamentos da Axis com a possibilidade de integração de imagem e voz dando maior agilidade de ação a vários setores da empresa.

Entre as principais necessidades, estava a redução do custo de infraestrutura para o projeto de instalação de novas câmeras. Equipamentos utilizados possuem tecnologias como a captura de imagens em 180º em alta qualidade. Outro ponto importante é que as instalações seguiram a norma portuária do ISPS Code (código de segurança internacional aplicável tanto aos navios, quanto às instalações portuárias).

Foram instaladas câmeras adicionais de vários modelos. A câmera speed dome AXIS Q6155-E, por exemplo, oferece tecnologia que permite "encontrar" luz no escuro. Já a AXIS P1448-LE captura imagens ou vídeo em alta resolução e nas condições de iluminação mais difíceis – incluindo escuridão total. Sua tecnologia ilumina totalmente cenas totalmente escuras por até 25 metros. A AXIS P3807-PVE, panorâmica, oferece visões gerais brilhantes e sem pontos cegos. Possui resolução de 8 MP.

AUMENTO DA EFICIÊNCIA DIÁRIA em Segurança

“Hoje temos toda a área da empresa coberta por câmeras com maior qualidade e definição de imagens. Com os equipamentos de hoje conseguimos ver com melhor definição pequenos eventos que provavelmente passariam despercebidos com outras tecnologias”, comenta Alex Costa, analista de infraestrutura do TECON.

A utilização da câmera panorâmica com multisensor permitiu uma imagem de 180º sem emendas e gerou economia, consumindo apenas um ponto de infraestrutura e uma licença de software. A utilização da solução de compressão de imagens Axis Zipstream gerou uma economia de armazenamento em torno de 40%.

OUTRAS APLICAÇÕES DA TECNOLOGIA

Os produtos da Axis são diversos – e podem ser aplicados nos mais diversos projetos. Dentro da área de portos e ambientes de transporte, por exemplo, os sistemas de vigilância baseados em IP gerenciam remotamente os números de identificação de contêineres, número do carro ferroviário, fazem inspeções em busca de danos nos contêineres e na carga etc.

Não se pode esquecer a vantagem humana – o treinamento das equipes pode ser atualizado com base em incidentes reais e cenários ao vivo. Essa aplicação é útil para muitos outros segmentos.

“A Axis consegue atuar nos diversos nichos de mercado. São soluções que vão desde o governo, cidade segura, até comércio, transporte, bancos e instituições financeiras, educação, saúde, sem esquecer da infraestrutura crítica”, comenta Nabyael Barros, Key Account Manager da Axis para o Nordeste.



"Temos uma parceria com a Ampla Integração a mais de 10 anos. Temos essa parceria pelo comprometimento e desempenho apresentado em todos os projetos que executamos que foram muitos ao longo desses anos, desde solução de videomonitoramento, cabeamento estruturado, comunicação via rede sem fio, dentre outros... Hoje podemos contar com a Ampla para qualquer projeto", destaca Fabricio Carvalho, Gerente de TI do Tecon Salvador. Leia a revista
Laura Quariguazy, 11.DEZEMBRO.2019 | Postado em Segurança

Carregando...