Empresas de tecnologia investem home office para atrair e reter talentos



Muitas empresas já entenderam que é necessário investir em gestão de pessoas e em práticas que permitam equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. Mais do que horários flexíveis, happy hours, ambientes pet friendly e espaços de descompressão, algumas organizações oferecem o home office como benefício, a fim de facilitar a rotina dos colaboradores. 

O relatório Future Workforce Report 2018 lançado pela UpWork mostra que o trabalho remoto cresceu nas empresas nos últimos três anos — 63% dos departamentos possuem pelo menos uma pessoa no time que desempenha suas atividades remotamente. No entanto, das mais de mil organizações analisadas pelo estudo, 57% não têm políticas internas estabelecidas para essa modalidade de trabalho. Um dos maiores desafios é fazer a gestão de presença dos colaboradores remotos e manter a transparência das relações profissionais enquanto isso.

Bruno Soares, CEO e cofounder da Feedz, explica que o home office pode ser uma forma da empresa se manter atrativa, valorizando a autonomia dos profissionais, principalmente quando falamos do setor de tecnologia. “O ponto principal para o sucesso do home office é a comunicação. Se você tem um plataforma eficiente de comunicação, os times, mesmo remotos, conseguem trabalhar e trocar informações durante o expediente”. 

CRIE PERTENCIMENTO, MESMO À DISTÂNCIA 

Em alguns momentos se sentir fazendo parte de um grupo pode ser mais desafiador quando o colaborador trabalha apenas em home office, ou em algum outro modelo afastado da empresa. Para potencializar o sentimento de pertencimento as empresas podem fazer uso de ferramentas gamificadas que unem equipes virtualmente. 

PREPARE O PROFISSIONAL PARA O HOME OFFICE

Na Supero, empresa catarinense de tecnologia, o home office é liberado conforme a construção e perfil de cada profissional. Os gestores têm a liberdade de permitir home office para o seu time de acordo com a demanda, porém é necessário ter um tempo de casa, assim o profissional já terá compreendido o os processos, ferramentas e plataformas, além do estilo de projeto e estar integrado com a equipe.    Leia a revista

Carregando...