Microsoft testa semana de trabalho com 4 dias e produtividade sobe em 40%



A Microsoft testou uma rotina de trabalho semanal de quatro dias no Japão e anunciou recentemente que o resultado foi 40% melhor em comparação com o mesmo mês do ano passado. O indicador em questão que tanto cresceu foi o faturamento. Ou seja, trabalhando alguns dias a menos, os funcionários foram mais rentáveis.

De acordo com informações da Exame, o programa foi chamado “Desafio de Escolha Vida-Trabalho do Verão de 2019”. Nele, funcionários tiraram toda sexta-feira de agosto de folga, recebendo pagamento normalmente. Além disso, as reuniões foram encurtadas para, no máximo, 30 minutos e as pessoas foram incentivadas a se comunicar online em vez de presencialmente.

Entre os empregados que responderam a uma pesquisa sobre o programa, 92% se disseram satisfeitos com a jornada semanal de quatro dias. O Japão luta para reduzir o número de horas trabalhadas por dia, que é o maior do mundo, em vista da escassez de mão de obra e do rápido envelhecimento da população.

OUTROS INDICADORES

Ainda segundo a publicação, o teste reduziu outros custos operacionais da empresa: 23% a menos no consumo de eletricidade e 59% no número de páginas impressas em comparação com agosto de 2018.

A empresa planeja realizar outra rodada no inverno. Os funcionários não receberão pagamento por dias de folga, mas serão incentivados a folgar por conta própria de uma “maneira mais flexível e inteligente.”

Imagem de Efes Kitap por Pixabay. Leia a revista

Carregando...