Conheça as 10 principais tendências estratégicas de tecnologia para 2020



O Gartner, Inc. apresenta as principais tendências estratégicas de tecnologia que as organizações precisam explorar em 2020. As descobertas foram discutidas durante o Gartner IT Symposium/Xpo™ 2019, evento em São Paulo.
 

Os analistas do Gartner definem uma tendência estratégica de tecnologia como aquela com um potencial substancial de transformação que esteja começando a sair de um estado emergente para um de impacto e uso mais amplo, ou que esteja crescendo rapidamente com um alto grau de volatilidade, devendo atingir pontos críticos nos próximos cinco anos.


As 10 principais tendências tecnológicas estratégicas para 2020 são:

01. Hyperautomation

Hyperautomation (hiperautomação) é a combinação de múltiplas ferramentas de Aprendizado de Máquina (ML, de Machine Learning, em inglês), software empacotado e automação para simplificação do trabalho. A Hyperautomation refere-se não apenas à amplitude das ferramentas, mas também a todas as etapas da automação (descobrir, analisar, projetar, automatizar, medir, monitorar e reavaliar). Compreender a variedade de mecanismos de automação, como eles se relacionam e como podem ser combinados e coordenados é um dos principais focos da hiperautomação.

02. Multiexperiência

Até 2028, a experiência dos usuários passará por uma mudança significativa na maneira como as pessoas percebem o mundo digital e como interagem com ele. Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (RA) e Realidade Mista (RM) estão mudando a forma pela qual as pessoas percebem o mundo digital. Essa mudança combinada nos modelos de percepção e interação leva à futura experiência multissensorial e multimodal.



03. Democratização da expertise

A democratização está focada em fornecer às pessoas o acesso a conhecimentos técnicos (por exemplo, ML, desenvolvimento de aplicações) ou conhecimentos de domínio de negócios (por exemplo, processo de vendas, análise econômica) por meio de uma experiência radicalmente simplificada e sem a necessidade de treinamento extensivo e dispendioso. O “acesso do cidadão” (por exemplo, cientistas de dados do cidadão, integradores de cidadãos), bem como a evolução do desenvolvimento do cidadão e modelos sem código, são exemplos de democratização.

Até 2023, o Gartner espera que quatro aspectos principais da tendência de democratização se acelerem, incluindo democratização de Data & Analytics (ferramentas direcionadas a cientistas de dados que se expandem para atingir a comunidade de desenvolvedores profissionais), democratização do desenvolvimento (ferramentas de Inteligência Artificial para alavancar aplicativos customizados), democratização do design (expandindo os fenômenos de baixo código e sem código, com automação de funções adicionais de desenvolvimento de aplicativos para capacitar o cidadão-desenvolvedor) e democratização do conhecimento (profissionais que não são de TI obtendo acesso a ferramentas e sistemas especializados que os capacitam a explorar e aplicar habilidades especializadas além de seus próprios conhecimentos e treinamento).

04. Human Augmentation

O Human Augmentation (aprimoramento humano) explora como a tecnologia pode ser usada para fornecer melhorias cognitivas e físicas como parte integrante da experiência humana. O aprimoramento físico melhora os humanos ao alterar suas capacidades físicas inerentes por meio da implantação ou hospedagem de um elemento de tecnologia em seus corpos, como um dispositivo vestível. O aprimoramento cognitivo pode ocorrer por meio do acesso a informações e da exploração de aplicativos em sistemas de computadores tradicionais e na interface multiexperiência emergente em espaços inteligentes.

05. Transparência e Rastreabilidade

Transparência e rastreabilidade se referem a uma variedade de atitudes, ações, tecnologias e práticas de suporte projetadas para atender aos requisitos regulatórios, preservar uma abordagem ética para o uso da Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias avançadas, e reparar a crescente falta de confiança nas empresas. À medida que as organizações desenvolvem práticas de transparência e confiança, devem se concentrar em três áreas: (1) Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina; (2) privacidade, propriedade e controle de dados pessoais; e (3) projeto alinhado eticamente.

06. Edge Empoderada

A Edge Computing é uma topologia de computação na qual o processamento de informações e a coleta e entrega de conteúdos são colocadas mais próximas das fontes, repositórios e consumidores dessas informações. Ela tenta manter o tráfego e o processamento local para reduzir a latência, explorar os recursos da borda e permitir maior autonomia na borda.



07. Nuvem Distribuída

Uma Nuvem Distribuída é a distribuição de serviços de Nuvem Pública para diferentes locais, enquanto o provedor de origem assume a responsabilidade pela operação, governança, atualizações e evolução dos serviços do ambiente. Isso representa uma mudança significativa do modelo centralizado da maioria dos serviços públicos de Nuvem e levará a uma nova era na Cloud Computing.

08. Coisas Autônomas

Coisas autônomas são dispositivos físicos que usam a Inteligência Artificial para automatizar funções executadas anteriormente por seres humanos. As formas mais reconhecíveis de coisas autônomas são robôs, drones, veículos ou navios e aparelhos autônomos. Sua automação vai além das ferramentas fornecidas por modelos rígidos de programação, e eles exploram a Inteligência Artificial para fornecer comportamentos avançados que interagem mais naturalmente com os ambientes e as pessoas. Conforme a capacidade tecnológica melhora, a regulamentação permite e a aceitação social cresce, coisas autônomas serão cada vez mais implantadas em espaços públicos não controlados.

09. Blockchain Prático

O Blockchain tem o potencial de remodelar os setores ao permitir  confiança, fornecer transparência e habilitar a troca de valor entre os ecossistemas de negócios, reduzindo potencialmente os custos, reduzindo os tempos de liquidação das transações e melhorando o fluxo de caixa. Os ativos podem ser rastreados até sua origem, reduzindo significativamente as oportunidades de substituições por produtos falsificados. O rastreamento de ativos também tem valor em outras áreas, como rastrear alimentos em uma cadeia de suprimentos para identificar mais facilmente a origem da contaminação ou rastrear peças individuais para ajudar em recalls de produtos. Outra área em que o Blockchain tem potencial é o gerenciamento de identidades. Contratos inteligentes podem ser programados no Blockchain, em que os eventos podem desencadear ações - por exemplo, com o pagamento sendo liberado quando as mercadorias são recebidas.

10. Segurança de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina continuarão sendo aplicados para aprimorar a tomada de decisão humana em um amplo conjunto de casos de uso. Embora isso crie grandes oportunidades para permitir a hiperautomação e alavancar coisas autônomas para gerar transformação nos negócios, cria novos desafios significativos para a equipe de segurança e os líderes de risco, com um aumento maciço em pontos de ataque em potencial trazidos com a Internet das Coisas (IoT), Computação em Nuvem, microsserviços e sistemas altamente conectados em espaços inteligentes. Os líderes de segurança e risco deveriam se concentrar em três áreas principais - proteger os sistemas de Inteligência Artificial, alavancar a Inteligência Artificial para aprimorar a defesa de segurança e antecipar o uso nefasto de Inteligência Artificial pelos cibercriminosos. Leia a revista

Carregando...