Ministério anuncia aporte de R$ 30 milhões em fibra óptica no Nordeste



O governo federal vai repassar, ainda este ano, R$ 30 milhões para o programa Nordeste Conectado, que prevê a construção de rede de transporte de fibra óptica em 83 cidades polo no Brasil. O anúncio foi feito pelo diretor do Departamento de Banda Larga, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Artur Coimbra, durante o Congresso INOVAtic.
 
Essa rede conectará as instituições de ensino e pesquisa. Contudo, o governo permitirá que os provedores regionais utilizem essa infraestrutura para fornecer banda larga de qualidade para a população. Para Coimbra, esse programa ajudará a diminuir o déficit de banda larga fixa no Nordeste.
 
Apenas 58% dos municípios baianos possuem rede de transporte de fibra óptica, ou seja, 171 cidades não têm cobertura dessa tecnologia que garante uma conexão com mais qualidade, velocidade e maior tráfego de dados.
 
Além do programa Nordeste Conectado, o governo federal aposta no Projeto de Lei Complementar 79, que foi aprovado pelo Congresso e deve ser sancionado nos próximos dias, para expandir a banda larga no Brasil, principalmente em áreas mais deficientes, como a região Nordeste. Esse projeto tira a obrigatoriedade das concessionárias de telecomunicações de investir recursos para manutenção de orelhões públicos, e outros serviços de telefonia fixa que ninguém mais usa permitindo que essa verba seja destinada para a infraestrutura de banda larga.
  Leia a revista

Carregando...