Seis ferramentas tecnológicas podem auxiliar o dia a dia dos estudantes

O uso da tecnologia se tornou imprescindível em muitos setores, e isso não é diferente quando nos referimos à educação. Ferramentas tecnológicas facilitam muitos processos tanto para os alunos como também para os pais e educadores, durante todo o ano letivo.

Aplicativos e plataformas podem garantir melhores resultados, otimização de tempo e até economia de dinheiro para esse público, uma vez que 78% Millenials gastam mais de duas horas por dia nos smartphones, enquanto a Geração Y verifica seus celulares mais de 157 vezes por dia, segundo o estudo KPCB, Internet Trends 2015 -- Code Conference.

Dessa forma, por que não utilizar o universo digital a favor da educação? Para ajudar com isso, listamos algumas tecnologias que podem contribuir com profissionais, pais e alunos. Confira!

Estudante Herói

A startup disponibiliza a impressão e encadernação de apostilas, além de artigos e dicas sobre desenvolvimento profissional, gratuitamente. Cálculos apontam que o estudante pode economizar o equivalente até duas parcelas do curso com o material grátis. Também divulga oportunidades de estágio e trainee.

Agenda Edu

Startup de educação que integra alunos, pais e escolas por meio do seu app e ajuda na comunicação entre todas as partes, a fim de fortalecer a relação entre família e escola, contribuindo para a melhoria do aprendizado. Ele permite que os professores enviem as atividades separadas por disciplinas, planejamento de aulas, comunicados e as lições de casa para diferentes turmas de uma única vez. Além de ajudar a agilizar e organizar a saída dos alunos da escola, aumentando a segurança e diminuindo o trânsito no entorno da escola, pois os responsáveis conseguem avisar com antecedência que estão chegando.

Qranio

É uma plataforma mobile de aprendizagem que usa a gamificação para estimular os usuários a se envolver com conteúdos educacionais em todos os momentos. No aplicativo também existem as trilhas de aprendizado, entre elas a do ENEM, que possuem um método de espaço e repetição para aproveitar ao máximo o efeito de espaçamento e validam o que foi aprendido com testes que visam fortalecer o conhecimento, antes que o usuário venha a esquecer. O Qranio recompensa os usuários a cada resposta correta com moedas virtuais de conhecimento (os Qi$), que podem trocadas por prêmios reais na loja virtual do app e está disponível gratuitamente para Android e iPhone.

Lumenbox

Visando unir o mundo dos Games e dos Livros para criar uma nova experiência de aprendizado interativa e sensorial, a startup acelerada pelo InovAtiva Brasil criou os Gamebooks. Com eles é possível aprender história, ciências, anatomia e muitas outras matérias. Para virar a página de um e-book, por exemplo, é preciso passar por desafios relacionados ao conteúdo que está sendo estudado. Todos os dados obtidos com o uso do Gamebook são guardados pelo aplicativo e utilizados para alimentar relatórios de desempenho do estudante, auxiliando professores, pais e tutores a acompanharem a evolução do aluno em diferentes disciplinas.

Escribo

A startup é a desenvolvedora de 230 jogos pedagógicos que motivam as crianças para aprender mais e podem ser personalizados para atender às necessidades das diferentes escolas. A cada partida, são gerados indicadores de aprendizagem para que os pais e educadores acompanhem a evolução de cada turma e de cada estudante. A tecnologia já está em uso em cerca de 85 escolas municipais e em expansão internacional. Recentemente, inclusive, passou pelo StartOut Brasil Ciclo Miami para levar sua tecnologia aos Estados Unidos.

Kidsa

Único aplicativo no Brasil que fornece curso de inglês completo na primeira infância, voltado para a Geração Alpha, nascida a partir de 2010 e inserida no meio digital desde o nascimento. Oferece 12 níveis de evolução, 72 módulos e certificação em 4 níveis de aprendizado. O conteúdo do Kidsa é produzido por educadores, professores de línguas e profissionais especializados no entretenimento infantil. Leia a revista

Carregando...