Multicloud - gerenciamento de nuvens

1. MULTICLOUD VERSUS NUVEM HÍBRIDA

Os termos nuvem multicloud e híbrida são patentemente semelhantes, mas não sem algumas distinções importantes. Um ambiente com várias nuvens implica que um negócio corporativo usa vários serviços em nuvem. Quase todas as empresas que acabam se mudando para a nuvem empregam essa estratégia. É como ter uma organização que usa o Salesforce CRM para a nuvem de vendas e marketing e a AWS para a nuvem de desenvolvimento. Cada serviço tem uma função única. A empresa pode atribuir funções e hierarquias, e as pessoas que usam os sistemas podem ou não se sobrepor.

No entanto, na maioria dos casos, as empresas não apenas usarão os serviços de um ou dois fornecedores de nuvem. Eles precisam de muito mais para alimentar suas operações. Por exemplo: eles podem ter um fornecedor separado focado na segurança da nuvem, outro que fornece acesso VPN a sistemas proprietários, e assim por diante. As empresas ainda estão aprendendo as muitas maneiras pelas quais um ambiente de nuvem pode ser útil para elas. Ainda assim, um ponto que todos esses serviços têm em comum é que eles existem em uma nuvem pública, onde vários usuários em diferentes contas de clientes podem acessar informações e se beneficiar de serviços em nuvem. 

Da mesma forma, um ambiente de nuvem híbrida pode certamente incorporar uma estratégia de várias nuvens, e a maioria provavelmente faz isso. O que torna uma nuvem híbrida exclusiva é uma combinação de serviços de nuvem privada e nuvem pública no local. 

Qualquer empresa que esteja usando uma ferramenta como o Salesforce para sua nuvem de marketing, em conjunto com servidores locais e soluções de nuvem privada - como as voltadas para os setores financeiro e de assistência médica nos quais os padrões de conformidade são rígidos - está implementando um ambiente de nuvem híbrida.

Quando se pensa em nuvem multicloud, deve-se pensar em uma estratégia para obter eficiência através de vários serviços em nuvem. E quando se pensa em nuvem híbrida, entende-se que é um termo que faz implicações sobre os recursos de hardware e software no local de uma empresa. Os dois termos não são mutuamente exclusivos, mas, na verdade, trabalham lado a lado com plataformas de integração híbridas.

2. RECURSOS CORPORATIVOS PARA INTEGRAÇÃO DE PLATAFORMAS HÍBRIDAS

Os recursos empresariais de uma integração de plataformas híbridas são projetados para superar certos desafios que vêm com um modelo de integração híbrido. Esses incluem:
• Renovar seu modelo atual de operações
• Ajustando a mudanças na liderança e modelos organizacionais

Quando se opera em um ambiente com várias nuvens, é provável que cada módulo da nuvem tenha seus próprios métodos para executar essas funções essenciais:

• Monitoramento
• Gestão
• Segurança
• Administração

As plataformas de integração híbrida buscam padronizar o monitoramento, gerenciamento, segurança e administração em todas as plataformas com seus recursos, tendo um cuidado especial para atender às metas de conformidade e oferecer uma experiência de usuário diferente para cada função necessária para o sucesso desse modelo. 

Especialista em Integração: Este papel é responsável pelo desenvolvimento e implementação de estratégias de integração.
Integrador Ad Hoc: Autoatendimento, desenvolvedores de linha de negócios com experiência no trabalho com sistemas complexos.
Integrador: Também autoatendimento, esse grupo inclui cientistas de dados e usuários corporativos. Os integradores procuram executar tarefas de integração como um todo, e, geralmente, não diferenciam os processos de integração de dados e aplicativos, incentivando os líderes de aplicativos a reavaliar as práticas tradicionais de integração.
Administrador: Um administrador do sistema responsável pelas funções de qualidade de dados e ciclo de vida.

Somente com as camadas adequadas de gerenciamento implementadas para garantir que recursos como monitoramento, gerenciamento, segurança e administração estejam funcionando como deveriam, os negócios corporativos podem ser bem-sucedidos nessa estratégia de integração. Idealmente, a liderança deve decidir antecipadamente qual modo será usado para cada projeto de integração.

3. BENEFÍCIOS E DESVANTAGENS DA IMPLEMENTAÇÃO
Embora possa parecer óbvio que as empresas gostariam de centralizar e padronizar processos importantes usando a modalidade de integração de plataformas híbridas, há vantagens e desvantagens em concluir uma transição com essa abordagem. 

Estes incluem o seguinte:
Benefício - Hub de Controle Centralizado
Possivelmente, o benefício mais significativo da integração de plataformas híbridas é que ele promove controle centralizado e comunicação em todas as plataformas. É exatamente por isso que as empresas implementam essa abordagem para começar.
Em vez de múltiplos pontos de acesso, com vários centros de comando centrais, a implementação de um HIP permite que você proteja, monitore, gerencie e administre perfeitamente seus vários sistemas de nuvem em um só lugar.

Desvantagem - Curva de Aprendizado e Implementação
Se ao menos pudéssemos estalar nossos dedos e termos todas as nossas plataformas em nuvem se comunicando perfeitamente... Mas, infelizmente, como qualquer nova tecnologia, há um pouco de curva de aprendizado e algum trabalho pesado durante a implementação.

Para muitas empresas, a implementação bem-sucedida significa mudar sua estrutura organizacional, adicionar novas funções, aprender o que esses papéis significam, como eles impactam a cultura e muito mais.

Em muitos casos, as empresas precisam trabalhar com fornecedores terceirizados para implementar a integração de plataformas híbridas, incluindo o fornecedor e outros fornecedores de nuvem que operam nuvens públicas que precisam configurar.

Benefício - Implementação Incremental

Felizmente para os gestores empresariais, o tempo está do seu lado. Quando se inicia a implementação de uma solução de integração de plataformas híbridas, pode-se beneficiar do fato de ser uma jornada incremental, peça por peça.

Isso torna mais fácil para as empresas dedicarem tempo para aprender a centralizar de forma transparente as operações importantes.

Desvantagem - Tecnologia Imatura
As empresas que tentam se manter à frente da concorrência estão sempre lidando com os ventos inconstantes da tecnologia, e com a integração de plataformas híbridas não é diferente. Essa tecnologia, embora útil e inovadora, é nova no cenário empresarial. E, assim como qualquer outra nova tecnologia, o investimento tem algum risco. Nunca se sabe quais mudanças estão por vir, quais desafios são imprevisíveis ou quais novas plataformas podem tornar a tecnologia irrelevante.

Muito simplesmente, as plataformas de integração híbrida são o elo que integra perfeitamente sua estratégia multicloud. O resultado é maior visibilidade e controle de suas plataformas, funcionalidade padronizada e comunicação aprimorada entre plataformas, garantindo que todas as informações úteis apareçam onde são necessárias em um local centralizado.

A integração de plataformas híbridas usa protocolos padrão como JSON, HTML, XML e muito mais para se comunicar e controlar várias nuvens que uma organização precisa para funcionar com desempenho máximo. Mas este processo não é concluído durante a noite. Felizmente, para aqueles que têm receio de implementar uma abordagem de integração de plataformas híbridas devido à quantidade de mudanças que se espalharão pela empresa, a abordagem pode ser realizada de modo incremental.

4. MODELOS MAIS SIMPLES
O crescente domínio dos fornecedores de IaaS cria enormes oportunidades e desafios para os usuários finais e outros participantes do mercado. Embora permita eficiências e benefícios de custo, as empresas precisam ser cautelosas sobre os fornecedores de IaaS, potencialmente ganhando influência sem controle sobre os clientes e o mercado.
Em resposta às tendências de adoção de várias nuvens, as empresas exigirão cada vez mais uma forma ainda mais simples de mover volumes de trabalho, aplicativos e dados através das ofertas IaaS dos provedores de nuvem sem penalidades.

A computação em nuvem foi inicialmente destinada a simplificar a TI por meio de padronização, consolidação e centralização. No entanto, as empresas de hoje estão operando em cenários de TI mais fragmentados que combinam recursos locais, além de vários provedores de nuvem pública e privada. 

Cada vez mais, os clientes procuram um único consultor confiável para fornecer serviços gerenciados voltados à transformação e implementação híbrida. Os clientes estão procurando fornecedores de serviços para não apenas transformar a TI, mas também transformar todo o seu negócio, para reconectar a construção e suportar novos requisitos, tudo isso enquanto mantém as luzes acesas.

5. MAIOR ESCOLHA PRODUZ COMPLEXIDADE SÉRIA
A maior parte das empresas planejam ter algum tipo de ambiente multicloud o mais breve possível. No entanto, a inovação e os novos esquemas de preços estão tornando as coisas cada vez mais complexas e o cenário da nuvem, mais desafiador para se navegar do que nunca. À medida que as empresas adotam abordagens multicloud, novos desafios começaram a surgir. Mais notavelmente, os administradores de TI estão descobrindo que segurança, agilidade, desempenho e custos podem ser difíceis de gerenciar ou controlar em diversas plataformas de nuvem. Para piorar a situação, a manutenção de conformidade regulatória consistente, confidencialidade e segregação de dados consome mais tempo e dinheiro do que nunca.

Para resolver os problemas acima, as empresas trabalham em implementar políticas e estruturas de decisão que simplificam o cenário da nuvem, consolidam o poder de compra e as cargas de trabalho, gerenciam dados e aplicativos e reforçam a segurança. Embora vários ambientes em nuvem estejam se tornando uma prática padrão, lembre-se de que cada plataforma de destino vem com diferentes prós e contras. Assim, é essencial implementar uma estrutura de decisão que mapeie as necessidades em relação a plataformas de destino pré-aprovadas para garantir uma migração rápida e sem problemas. À medida que os aplicativos são movidos para a nuvem, eles exigem serviços diferenciados e dinâmicos para mantê-los funcionando sem problemas. Como resultado, muitas empresas estão utilizando estruturas de desenvolvimento ágil para acelerar o time-to-market, combinando desenvolvimento, garantia de qualidade e tarefas operacionais.

Mircoservices e containers podem ser usados com grande efeito nessas áreas. Ser capaz de executar, migrar, dimensionar e criar recursos de nuvem a qualquer momento significa que a solução deve oferecer failover e desempenho de qualidade. As soluções de roteamento atuais exigem que os recursos de computação de grande porte aumentem até o número de túneis que podem ser mantidos de uma vez, o que pode ser extremamente caro. Alguns provedores de nuvem pública afirmam oferecer máquinas virtuais econômicas, mas para aplicativos com uso intensivo de rede, o preço da transferência de dados para dentro e para fora da nuvem pode disparar rapidamente. Os usuários geralmente não sabem quantos dados estão usando e quanto custa entregá-los à nuvem.

 Seja sobre superdimensionar um ambiente ou reservar um armazenamento de alto desempenho para dados não críticos, gerenciar o custo com eficiência continua sendo um grande desafio. Planejamento de capacidade e monitoramento são tarefas essenciais.

6. GARANTINDO SEGURANÇA
Seja sobre gerenciamento de acesso, mitigação de ataques de negação de serviço, firewalls de aplicativos da Web ou inteligência de ameaças ou criptografia, a computação em nuvem precisa de segurança sólida baseada em nuvem. Como os provedores de nuvem oferecem diferentes usos e opções de conectividade, há a necessidade de segurança contínua, gerenciamento avançado de identidades e acesso, recursos de registro sofisticados e aplicação rigorosa de políticas em todo o cenário de TI.

Para os atuais compradores de nuvem, o mundo traz uma gama de recursos e possibilidades, mas isso acontece com o preço de uma complexidade maior. Cargas de trabalho e aplicativos têm requisitos complexos de arquitetura, armazenamento, gerenciamento de dados e rede. As plataformas de nuvem estão ajudando as organizações a ampliar e gerenciar suas infraestruturas de computação globais de maneira rápida e eficiente, minimizando as despesas de capital e proporcionando uma experiência superior ao usuário final. A desvantagem acontece quando várias plataformas de nuvem entram em ação: usadas juntas, elas podem criar desafios únicos para segurança, desempenho, agilidade e custo. Os provedores de serviço que desembaraçam essa complexidade se darão uma vantagem competitiva importante e os compradores de nuvem aguardam ansiosamente por isso.


Lenildo Morais é Mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador ASSERT - Advanced System and Software Engineering RESEARCH Technologies Lab. Gerente de Projetos da Ustore, empresa do Porto Digital de Pernambuco.
 

  Leia a revista
Convidado, 08.JULHO.2019 | Postado em Convidado

Carregando...