Ceará terá a primeira cidade inteligente social do mundo

Com o conceito "Viver além de morar", o Grupo Planet, formado por empresas inglesas, italianas e brasileiras, está desenvolvendo em São Gonçalo do Amarante (CE), região metropolitana de Fortaleza, a primeira cidade inteligente social do mundo: a Smart City Laguna.
O empreendimento une inovações, tecnologia, sustentabilidade, planejamento urbano moderno e soluções de mobilidade em um só lugar, com infraestrutura, serviços, projetos e tecnologia de alta qualidade.
A Smart City Laguna terá uma área total de 330 hectares, sendo aproximadamente 620 mil metros quadrados de área verde distribuídas por toda cidade, e será composta por cerca de 7 mil lotes, entre residenciais, comerciais e empresariais.
Toda a cidade inteligente será saneada e pavimentada. Em agosto de 2018, o empreendimento atingiu a marca de 2.700 lotes vendidos e concluiu a entrega de 100% da primeira etapa, ou seja, 1808 lotes entregues.

Investimento

Ao todo, foram investidos US$ 50 milhões e o projeto tem como objetivo ajudar a suprir o déficit habitacional de uma região apontada por estudos como uma área de grande potencial e desenvolvimento do mundo, onde está inserido o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), e ao mesmo tempo apresentar ao mundo um inédito modelo referencial para novas cidades, com expectativa e estrutura para comportar cerca de 25 mil pessoas.
A região do Cipp conta com dois importantes equipamentos: o Porto do Pecém, que opera desde 2002, e desponta como um dos principais terminais portuários do Brasil e, em breve, estará sob a gestão do Porto de Roterdã (Holanda); e a Companhia Siderúrgica do Pecém, considerado um dos maiores investimentos privados do País.
Financiado com recursos próprios, o empreendimento é uma realização da empresa brasileira do ramo imobiliário e construção civil nacional e internacional, SG Desenvolvimento, que possui 25 anos de experiência no mercado. Além disso, empresas multinacionais como Tim, Enel, Samsung, Urmet, Arup e StarBoost, entraram como parceiras do projeto. 
De acordo com a CEO da Planet, no Brasil, e da SG Desenvolvimento, Susanna Marchionni, o local escolhido para a construção da Smart City Laguna é um celeiro de oportunidades, pois está inserida em uma das regiões mais prósperas do Brasil.
“Sem dúvida alguma, o projeto está provocando um despertar em todo o mercado imobiliário brasileiro, atingindo positivamente o poder público na forma de desenvolvimento das cidades. Sendo um projeto que já alcança uma certa visibilidade internacional, consequentemente conduzirá o Ceará ao cenário urbano mundial”, afirma. As moradias da Smart City Laguna são acessíveis a todas as faixas de renda. Com lotes de 150m² custando a partir de R$ 30 mil.
O Grupo PLANET irá aplicar ali o conceito da “convivência colaborativa”, ainda inédito no Brasil. “Ela consiste em estimular o desenvolvimento de uma cultura voltada para a economia doméstica e coletiva. O cidadão dispõe de uma estrutura social, com ferramentas que proporcionam mecanismos de compartilhamentos e interações geradoras de economia e qualidade de vida”, destaca Susanna Marchionni.

Os quatro pilares

Na sua essência conceitual, o empreendimento propõe o desenvolvimento e patrocínio de ações sustentáveis, bem como o implemento de tecnologias que estimulam e permitem, na medida do desenvolvimento habitacional do núcleo urbano, que a própria coletividade seja a propulsora da sustentabilidade nos quatro pilares de sustentação que o projeto preconiza para uma cidade inteligente social: pessoas, sistemas tecnológicos, recursos do ecossistema e ambiente construído.
Os moradores da Smart City Laguna contarão com sistemas de aproveitamento das águas pluviais, serviços de mobilidade, coleta inteligente de resíduos, energia solar, monitoramento da qualidade do ar e da água, infraestrutura digital com Wi-fi grátis nas áreas institucionais da cidade, rede subterrânea inteligente de eletricidade, com iluminação pública de LED, câmeras, sensores e totens.
Ainda de acordo com Susanna Marchionni, todo o projeto urbanístico foi planejado para o presente e projetado para o futuro. “Dentro do projeto, contamos com um cinturão verde distribuído por todo empreendimento, implantação das vias públicas no sentido de proporcionar plena fluidez no trânsito, com ciclovias por todo empreendimento, além de calçadas largas com total acessibilidade, ligações domiciliares de água e esgoto já na área privativa dos lotes, drenagem profunda total, terraplanagem observando os mais altos padrões técnicos e pavimentação em piso de concreto intertravado com alto grau de resistência”, explica.
Na área da arquitetura urbanística, a Smart City Laguna contará com áreas verdes em toda a extensão, locação de espaços institucionais observando um perímetro onde o morador esteja em média a 400 metros de distância, além de um projeto de fluidez e segurança no trânsito, com destaque para ciclovias em todo o equipamento.

PLANET App

O Planet App é o painel de controle da cidade inteligente. Os moradores podem baixar gratuitamente o aplicativo nas versões Android ou iOS. Após o cadastro, os usuários terão acesso a todos os serviços da cidade, além de contato com outros moradores, participação em projetos e serviços disponíveis e acesso a dados privados do próprio usuário, como monitoramento do consumo de água e de energia de sua residência.
O aplicativo está estruturado em cinco temas principais: o projeto Planet, a Cidade, o Social, o Cidadão e a Segurança. Ao iniciar o app, o usuário pode selecionar as suas preferências, indicar seus locais de interesse da cidade e selecionar filtros de navegação. O item mais destacado na tela do Planet App é um botão de SOS que, quando clicado, aciona os números de emergência predefinidos a critério do usuário (polícia, parentes e outros), permitindo o imediato chamado de socorro, com a geolocalização da pessoa que está utilizando a ferramenta. Atualmente, o aplicativo mostra também em tempo real o andamento das obras da cidade e transmitirá, também em tempo real, o vídeo monitoramento das quadras da Cidade Inteligente.

Ecopark

A Smart City Laguna conta também com um polo tecnológico e empresarial, o Smart City Ecopark, e possui uma infraestrutura de alta qualidade, com pavimentação em blocos de concreto intertravado de alta resistência, rede elétrica e de iluminação pública, sistema de drenagem de águas pluviais e rede inteligente de água e esgoto. A Smart City Ecopark foi planejada para receber empresas com propostas sustentáveis e economicamente positivas e será separada das áreas residenciais e comerciais por um cinturão verde.

Para saber mais sobre a Smart City Laguna acesse: http://smartcitylaguna.com.br/ 

*A previsão é de que o empreendimento esteja totalmente concluído no final de 2021. Leia a revista
Redação, 23.OUTUBRO.2018 | Postado em Inovação

Carregando...