SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESTÁ NA 13ª EDIÇÃO


19/10/2016 |

A 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começa dia 19 de outubro com a perspectiva de atrair um público superior a 15 mil pessoas. Até dia 22 do mesmo mês, estudantes, pesquisadores, inventores e curiosos irão percorrer a megaestrutura montada nas instalações do Senai Cimatec que, pelo segundo ano consecutivo, abriga o grande evento, com doze horas diárias de programação. O evento é realizado, a nível nacional, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), desde 2004, e a Bahia sempre participou, por meio da atuação da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). 

A gama de atrações da Semana, que, em 2016, traz o tema 39Ciência Alimentando o Brasil39 é bastante variada. Os visitantes poderão conferir estandes, o Maker Space - local em que haverá exposição de equipamentos de laboratório e de prototipagem -, uma Praça da Ciência, com brinquedos lúdico-científicos, montada, especialmente, para a SNCT. Na programação, consta, ainda, a visita guiadas aos laboratórios ultramodernos do Senai Cimatec. Dentre os expositores estão universidades, multinacionais, empresas dos ramos alimentício e tecnológico e órgãos governamentais, a exemplo da Universidade do Estado da Bahia, Centro Universitário Jorge Amado, faculdades Área 1 e Ruy Barbosa, Chocolate de Origem. 

Entidades como a Marinha, Departamento de Polícia Técnica (DPT), e o Batalhão de Operações Especiais da Bahia (Bope) prometem ofertar uma experiência diferenciada aos visitantes. A Marinha vai mostrar a manobra de um navio de guerra, por meio do simulador de navegação SIM CIAGA. Já o DPT vai montar uma cena de crime e permitir que o público lide com dispositivos ligados à análise de DNA e impressões digitais, a exemplo das luzes forenses, muito vistas em séries policiais. O Bope, por sua vez, vai exibir o veículo utilizado pela Companhia Antibomba, além de robôs antibomba e máquinas de Raio X portáteis.

CICLO DE PALESTRAS
Uma atração à parte é o Ciclo de Palestras, que reúne oito painéis, e é fruto de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA). O grupo de painelistas, 30 ao todo, é bem diverso e acumula grande experiência e importantes feitos nas respectivas áreas de atuação. As temáticas do Ciclo de Palestras: A sua empresa é uma startup? Embalagens Criativas Alimentos inovadores Como vender comida na internet Energia renovável para o seu negócio Agroindústria e agricultura familiar Economia Colaborativa e, por fim, Quem Inova tem Financiamento.

Quem quiser participar deve se inscrever através do endereço eletrônico. Nos dias de Ciclo (quarta e quinta-feiras - 19 e 20 de outubro), também será possível se registrar e participar das palestras.

VISITA GUIADA
As visitas guiadas são muito disputadas entre o público participante da Semana e contam com seis roteiros diferentes, que perpassam por equipamentos como o Supercomputador, o FlatFish, Fabrica Modelo e laboratórios de Manufatura Avançada e Tecnologia e de Alimentos. 

Cada roteiro envolve um tempo médio de 40 minutos e podem ser feitos durante todo o período da SNCT, pela manhã, às 9h30 e 10h30 e à tarde, às 14h30, 15h30 e 17h. Para participar das visitas guiadas é necessário o cadastro online, através do link.

PRAÇA DA CIÊNCIA 
A Praça da Ciência montada, exclusivamente, para a Semana aglutina parte do conjunto de brinquedos instalados em 22 unidades já entregues, pela Secti, a diversos municípios baianos. O equipamento é integrado por oito brinquedos lúdico-científicos: conchas acústicas bicicletas geradoras harpas de tubo alavancas cadeiras e basquete giratórios e balanços de comprimentos diferentes. Naturalmente, a Praça é destinada a professores, estudantes e, até mesmo,a líderes comunitários e possibilita o aprendizado de noções de ciência e física. 

SPACE
Este espaço, dentro da Semana, vai contar com programação própria e reunir dispositivos de prototipagem e laboratórios, manipulados por por profissionais que compõem os núcleos tecnológicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) da Rede + do Grupo Devry Jr. da Oficina do Fazer da Universidade Federal da Bahia Uneb, Universidade Salvador (Unifacs), Sesi e Senai Cimatec. 

O Maker Space é o ambiente da feira que enaltece a cultura do faça você mesmo e da colaboração, através da exposição de uma infinidade de instrumentos e da realização de capacitações.

APOIO E REALIZAÇÃO
No âmbito da Secti, a organização da Semana está a cargo da Coordenação de Articulação Institucional. Mesmo com a maior parte das atividades relacionadas à SNCT 2016 ficar concentrada em Salvador, diversas ações serão realizadas em municípios espalhados pelo território baiano.

Neste ano, o evento conta com o apoio da Braskem Grupo Neoenergia (Coelba) Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) Banco do Nordeste Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) MCTIC Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia além das secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e Educação (SEC).

Informações adicionais sobre a Semana podem ser conferidas no site.

SERVIÇO
O que: 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Bahia (SNCT)
Quando: De 19 a 22 de outubro ltbrgt
Onde: Senai Cimatec - Av. Orlando Gomes, 1845 - Piatã, Salvador ltbrgt
Quanto: Entrada franca

Eventos

Proteja seu filho nesta volta às aulas com Norton Security