CONGRESSO DA TI NORDESTE DISCUTIU TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


11/3/2016 |

Com o objetivo de capacitar os gestores de TI, a Revista TI Nordeste realizou, nos dias 27 e 28 de agosto, o 1º Congresso de Tecnologia e Inovação do Nordeste. Durante os dois dias, o evento recebeu mais de 3 mil visitantes em sua feira e promoveu 18 palestras que debateram temas como Direito Digital, Cloud Computer, Tendências, Sustentabilidade, Data Center, Empreendedorismo Digital e tantos outros assuntos que estão em pauta no ambiente dos profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação.

"O primeiro Congresso realizado pela Revista TI Nordeste superou as nossas expectativas. Estamos muito felizes, pois planejar um evento deste porte não é fácil. E o primeiro é sempre mais difícil. Esperamos realizar o segundo em outro estado, no ano que vem, e, assim, nos tornar uma referência na agenda de eventos de tecnologia e inovação do Nordeste", comentou Augusto Barretto, diretor da Revista TI Nordeste e organizador do Congresso. 

Estiveram presentes ao evento o Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, o Presidente do Grupo de Gestores de TI (GGTI), André Narrevete, além de representantes de grandes empresas de tecnologia. 

PALESTRAS
Nas palestras do 1º Congresso de Tecnologia e Inovação do Nordeste, os participantes puderam se atualizar sobre as tendências e os limites das tecnologias. Além disto, foi uma oportunidade para que os profissionais pudessem discutir as perspectivas para o setor no Nordeste. 

Uma das apresentações de destaques foi a do Luis Claudio Domingues. O especialista em data center da Anixter falou sobre os "Mitos e Verdades" existentes em torno destes sistemas. Segundo Domingues, uma das ideias que giram em torno do assunto é a de que os data centers precisam ser de grande porte quando, na realidade, eles podem se adequar aos ambientes. 

Outra palestra que chamou a atenção dos congressistas foi a da Ana Paula Moraes. A advogada especialista em Direito Digital falou sobre como minimizar os riscos no uso da internet e como se proteger contra ataques cibernéticos. "É preciso que exista uma maior cultura no uso responsável das tecnologias e é preciso, também, tomar cuidado com o que se posta na rede", alertou a advogada. 

Para a analista de desenvolvimento, Jane Flor, que participou como congressista, o evento lhe proporcionou conhecer as novidades da área "Mesmo sendo recém-formada, já busco a inovação na área empresarial e foi isso que encontrei no 1º Congresso de Tecnologia e Inovação do Nordeste. "O principal diferencial desse evento foi ser realizado no Nordeste, local esquecido na área de TI, que acaba se focando no eixo Rio-São Paulo. Estes estados contam com tantos eventos e capacitações que fazem os profissionais crescerem em poucos meses." acrescentou a analista.

FEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
O evento contou, ainda, com uma Feira de Tecnologia e Inovação e com a participação de 32 empresas nacionais e internacionais, como Schneider Electric, Unentel, Anixter Westcon, Ampla Integração, Recicabos, Vault e Teltec. Durante os dois dias, as instituições puderam expor seus lançamentos, produtos e soluções tecnológicas. 

Anne Lima, estudante de Análise de Desenvolvimento, visitou os estandes, no dia 28 de agosto, e disse que a Feira foi muito proveitosa "Vim para a Feira de Inovação ansiosa para participar dessa iniciativa, que promete agregar algo diferente à área de tecnologia da nossa região. Nem todas as empresas possuem uma visão inovadora, por isso estou feliz em descobrir novas instituições que atuam na área", comentou. 

Um dos destaques da feira foi o Robô de Telepresença da Pleimec. O robô, denominado Dudu, percorreu os corredores do evento, conversou com visitantes e concedeu entrevista para a Revista TI Nordeste. Segundo Dudu "o congresso permitiu o desenvolvimento de um grande debate sobre tecnologia no Ceará, além de permitir que as empresas demonstrassem seus produtos".    

ÁREA DE STARTUP
Não se pode falar sobre tecnologia e inovação sem falar das Startups. Por isso, o 1º Congresso de Tecnologia e Inovação contou com a participação de seis empresas iniciantes que puderam divulgar ao público seus projetos. A Find Content, por exemplo, apresentou sua plataforma de produção de conteúdo e vídeo. A empresa que tem apenas três meses de funcionamento, já conta com mais de 200 produtores de conteúdo. Segundo o fundador da startup, Odilio Noronha Filho, o principal diferencial da empresa é não esconder o redator, mas, sim, ligá-lo diretamente à empresa. 

Outra startup que apresentou seu produto foi a Influsser. A empresa criou uma inovação que conecta influenciadores online, blogueiros e sites, com o intuito de gerar publicidade.  "Nosso contato entre clientes e blogueiros se dá de forma direta, com muito respeito pelo influenciador e por seu trabalho. Não fazemos propostas que estão aquém da sua credibilidade e entendemos quando a resposta dele é 'não'", comentou o representante. 

A área contou ainda com Conference Room, na qual foram ministradas, para um público de cerca de cinquenta pessoas, mini palestras das startups e de outras relacionadas a inovações e tecnologias.  

REUNIÃO DE GESTORES DE TI
Também aconteceu no dia 28, durante o intervalo do Congresso, a reunião de Gestores de TI do Nordeste. No momento, os gestores de TI da região, representando os CIOs da Bahia, de Pernambuco e do Ceará, discutiram os resultados de uma pesquisa aplicada anteriormente, e que teve como objetivo qualificar os eventos já realizados pelos grupos em seus estados. 

Também ficou acertada a continuidade das ações de integração dos grupos. Assim, devem ser convidados para os próximos encontros, os gestores de outros estados e que não estavam presentes na reunião. 

"A reunião foi muito importante, ao passo que ela dá o pontapé inicial para uma maior interação entre os grupos. Passamos a dialogar sobre uma agenda comum e sobre ações estratégicas na região, uma vez que a maioria das ações individuais dos grupos são de interesse comum de todos os gestores do Nordeste", afirmou Augusto Barretto, diretor da TI Nordeste. 


Eventos

Proteja seu filho nesta volta às aulas com Norton Security